Tipos de Empreendedorismo
Intraempreendedorismo ou Empreendedorismo Corporativo
Nossa vida em sociedade é caracterizada por grandes mudanças e incertezas. Com isso, até mesmo as grandes empresas precisam buscar constantemente oportunidades para manter o crescimento e assegurar a sua continuidade. Não são raros os casos de empresas que, ao não se adaptarem, perderam seu espaço no mercado, chegando até a desaparecer completamente do mapa. Exemplos de empresas de diversos setores, como Mesbla, Blockbuster, Rede Manchete, Gurgel e Varig, demostram que a falta flexibilidade e agilidade para se adaptar às mudanças no mercado podem levar ao fim de uma grande empresa.Embora o conceito de empreendedorismo corporativo esteja sujeito a constantes transformações, em sua essência, o conceito envolve atividades empreendedoras autorizadas pela alta gestão e que recebam recursos designados para a geração de inovações. Portanto, o empreendedorismo corporativo pode melhorar a competitividade de uma empresa ao estimular o comportamento proativo e uma maior aceitação dos riscos associados a inovações.Também é importante ressaltar que nem todos os empreendedores fundara sua própria empresa. Esse é o caso dos intraempreendedores. Essencialmente, o intraempreendedor é aquele colaborador de uma empresa, ou um funcionário público, que apresenta uma forte atitude empreendedora perante a realização de suas atividades de trabalho. Para gerar bons resultados para sua organização, o intraempreendedor deve conhecer muito bem a empresa na qual trabalha para possibilitar a identificação de problemas. Além disso, para poder gerar soluções de grande impacto, o intraempreendedor deve buscar capacitações constantes de modo a atualizar seus conhecimentos. Selecionamos exemplos de duas empresas que tiveram grande valorização de mercado nos últimos anos no Brasil. As ações da Magazine Luiza valorizaram mais de 1.000% entre janeiro de 2018 e janeiro de 2021, enquanto as ações da WEG tiveram uma valorização de aproximadamente 400% no mesmo período. Ou seja, trata-se de dois casos recentes de enorme sucesso corporativo brasileiro em diferentes setores.
Alguns exemplos:
“A história da Magazine Luiza por Luiza Helena Trajano”. Este é o título do vídeo. Mas esta palestra, proferida por essa lenda do meio corporativo nacional, não trata de narrar linearmente como a empresa fundada por sua tia chegou ao incrível patamar que se encontra hoje. É um discurso repleto de conselhos e dicas para quem quer iniciar ou aprimorar um empreendimento. Além de inspiradora, inteligente, criativa e competente, Luiza Helena Trajano é o carisma em pessoa.
Vale muito a pena assisti-la! É rapidinho apenas 20 minutos!!!
https://www.youtube.com/watch?v=i8ZEc1QSXwg
Depois de assistir, deixe seu comentário:
Qual lição você conseguiu tirar dessa história inspiradora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário